sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chá verde...o chá milagroso!!!

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto (derivado da mesma planta). Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas.
História:  Até à invenção acidental do chá preto na China, durante o século XVII, o chá não era dividido por cores, e era processado de maneira simples, a partir de folhas secas picadas, ou transformado em um bolo, comparável ao Pu-erhOriginalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão, mas foi de maneira única, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcoólicas (inteligentes esses japoneses né?! Por isso vivem tanto....). O chá verde também é produzido em outros países da Ásia, inclusive em produtores tradicionais de chá preto, como Índia e Ceilão, mas com técnicas diferentes das japonesas.
Fora da Ásia, devido à imigração japonesa, o chá verde também é produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo. Embora existam marcas de qualidade reconhecida, é comum encontrar sob o nome de chá verde, compostos de plantas, incluindo o mate. Isso é devido à grande generalidade do termo chá usado no Brasil, que pode se referir a qualquer infusão, popularmente.(Pois na verdade o nome chá deveria ser somente designado para a infusão da planta Camellia sinensis).
O Chá Verde é cultivado também no arquipélago dos Açores, mais própriamente na ilha de São Miguel. Sendo cultivado e comercializado o Chá Verde de tipo "Hysson".
Benefícios para a sua saúde:  Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer, ao envelhecimento e na queima de gorduras. O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Um estudo feito nos Estado Unidos indica que o extrato de chá verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro, a bactéria causadora da gastrite). Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá verde é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura. E os benefícios para a pele? Estudos recentes descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, o tanino, também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas. Ainda não comentamos um efeito muito bem-vindo do chá verde. Ele é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal. Confira uma versão refrescante de chá verde.E para finalizar, o chá verde pode ajudar a prevenir a cárie dentária! Assim como suas habilidades de destruir bactérias podem ajudar a evitar intoxicações alimentares, mas também pode matar a bactéria que causa a placa dental. Ah! E além disso tudo o chá verde é um maravilhoso diurético.Composição: O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2 (mais para frente postarei quais são os efeitos benéficos de cada vitamina e mineral OK?).
Onde encontrar: Antes restrito às lojas de produtos naturais, o chá verde já é facilmente encontrado nos supermercados.(em forma de saquinhos, pó, sucos e etc...Não tem mais desculpa!!!!)
Quantidade ideal: O chá verde está se tornando uma bebida muito popular por auxiliar na perda de peso e melhorar a saúde como um todo, mas, da mesma forma como todos os suplementos a base de ervas, recomenda-se cautela (assim como a linhaça, se lembram??). A menos que você esteja seguindo instruções de um médico ou nutricionista, deveria ter muito cuidado ao consumir qualquer tipo de suplemento, e o chá verde não é exceção.  O chá verde contém menos cafeína que o café, mas como o chá é mais suave, é mais fácil para o organismo absorver uma maior quantidade. Desagradáveis efeitos colaterais do excesso de cafeína incluem: palpitações, batimento cardíaco irregular, inquietação, irritabilidade, nervosismo, dores de cabeça, vômitos e diarréia. Além da sobrecarga de cafeína, existem alguns outros efeitos colaterais quando se abusa do chá verde. Um dos mais comuns são náuseas. Os taninos (a  substância citada também como benéfica) no chá verde têm sido conhecidos por irritar a mucosa do estômago e do cólon, especialmente se o chá tiver sido submerso por muito tempo. O sabor mais amargo também pode provocar dores no estômago (por isso pessoas que já apresentam problemas estômacais...CUIDADO). Beber chá verde com o estômago vazio também pode causar náuseas, portanto, quando for beber chá, coma também algo sólido (só uma dica..o mesmo vale para o café).
Futuras mamães, muita cautela:  As mulheres grávidas são aconselhadas a evitar o chá verde, em parte por causa do teor de cafeína, e também por causa do risco de defeitos do tubo neural em bebês. Ambos (cafeína e epigalocatequina galato EGCG – os antioxidantes encontrados no chá verde) são potenciais contribuintes para defeitos do tubo neural do feto. Sendo assim, o melhor é evitar o chá verde e outras bebidas com cafeína durante a gravidez.Cuidado também: Finalmente, os médicos e nutricionistas funcionais geralmente aconselham seus pacientes a evitarem o chá verde se estiver a tomar qualquer medicação para o sangue ou alguns dias antes de cirurgias. Isso ocorre porque o chá verde não permite que se formem os coágulos sanguíneos. Para além destes perigos conhecidos, o chá verde é uma bebida segura e saudável para a maioria das pessoas, desde que não seja em excesso.
Obs. Recomendação, 3 xícaras do chá nas principais refeições. Lembrando que pessoas com problemas de insônia, devem evitar a bebida no período da noite!
Modo de preparo:

Produzir a perfeita xícara de chá verde é um processo complicado. Se não for tratada adequadamente, os polifenóis mesmos que fornecem benefícios de saúde pode arruinar o sabor, tornando o sabor do chá “gasoso”. É particularmente importante não overbrew. Enquanto o melhor é seguir as instruções do fabricante para cada variedade de chá verde, aqui estão algumas instruções gerais:
  • Use um saco de chá, ou 2 – 4 gramas de chá, * por copo.
  • Encha uma chaleira com água fria e leve para ferver.
  • Depois de desligar a chaleira, deixe-a repousar durante 3 minutos.
  • Despeje a água aquecida sobre o saco de chá ou chá, e deixe-a íngreme para até 3 minutos. Se estiver usando um saco de chá, retire o saco. E deixe o chá tampado por mais 3 minutos.
  • Deixe que o chá esfrie por mais três minutos

Um comentário:

  1. Para marcação de consultaa ligar:
    (31) 8484-3052

    Rebeca Furtado

    ResponderExcluir