sábado, 21 de maio de 2011

Frases para refletir


O emagrecimento efetivo é consequencia de um organismo que funciona bem, e ao contrario do que se pensa,é comendo que se emagrece, na hora certa e de maneira adequada...podendo assim evitar doenças e viver de forma mais saudável.

A ingestão de mais de uma dose de bebida alcoolica no dia pode acarretar carência de vitamina B1, B6 e ácido fólico....fiquem atentos!!!!

Você sabia: que o arroz integral chega a ter 3 vezes mais cálcio do que o arroz branco. Além de ser excelente fonte de vitamina B1, que é fundamental para elasticidade dos tecidos!!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chá verde...o chá milagroso!!!

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto (derivado da mesma planta). Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas.
História:  Até à invenção acidental do chá preto na China, durante o século XVII, o chá não era dividido por cores, e era processado de maneira simples, a partir de folhas secas picadas, ou transformado em um bolo, comparável ao Pu-erhOriginalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão, mas foi de maneira única, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcoólicas (inteligentes esses japoneses né?! Por isso vivem tanto....). O chá verde também é produzido em outros países da Ásia, inclusive em produtores tradicionais de chá preto, como Índia e Ceilão, mas com técnicas diferentes das japonesas.
Fora da Ásia, devido à imigração japonesa, o chá verde também é produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo. Embora existam marcas de qualidade reconhecida, é comum encontrar sob o nome de chá verde, compostos de plantas, incluindo o mate. Isso é devido à grande generalidade do termo chá usado no Brasil, que pode se referir a qualquer infusão, popularmente.(Pois na verdade o nome chá deveria ser somente designado para a infusão da planta Camellia sinensis).
O Chá Verde é cultivado também no arquipélago dos Açores, mais própriamente na ilha de São Miguel. Sendo cultivado e comercializado o Chá Verde de tipo "Hysson".
Benefícios para a sua saúde:  Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer, ao envelhecimento e na queima de gorduras. O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Um estudo feito nos Estado Unidos indica que o extrato de chá verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro, a bactéria causadora da gastrite). Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá verde é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura. E os benefícios para a pele? Estudos recentes descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, o tanino, também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas. Ainda não comentamos um efeito muito bem-vindo do chá verde. Ele é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal. Confira uma versão refrescante de chá verde.E para finalizar, o chá verde pode ajudar a prevenir a cárie dentária! Assim como suas habilidades de destruir bactérias podem ajudar a evitar intoxicações alimentares, mas também pode matar a bactéria que causa a placa dental. Ah! E além disso tudo o chá verde é um maravilhoso diurético.Composição: O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2 (mais para frente postarei quais são os efeitos benéficos de cada vitamina e mineral OK?).
Onde encontrar: Antes restrito às lojas de produtos naturais, o chá verde já é facilmente encontrado nos supermercados.(em forma de saquinhos, pó, sucos e etc...Não tem mais desculpa!!!!)
Quantidade ideal: O chá verde está se tornando uma bebida muito popular por auxiliar na perda de peso e melhorar a saúde como um todo, mas, da mesma forma como todos os suplementos a base de ervas, recomenda-se cautela (assim como a linhaça, se lembram??). A menos que você esteja seguindo instruções de um médico ou nutricionista, deveria ter muito cuidado ao consumir qualquer tipo de suplemento, e o chá verde não é exceção.  O chá verde contém menos cafeína que o café, mas como o chá é mais suave, é mais fácil para o organismo absorver uma maior quantidade. Desagradáveis efeitos colaterais do excesso de cafeína incluem: palpitações, batimento cardíaco irregular, inquietação, irritabilidade, nervosismo, dores de cabeça, vômitos e diarréia. Além da sobrecarga de cafeína, existem alguns outros efeitos colaterais quando se abusa do chá verde. Um dos mais comuns são náuseas. Os taninos (a  substância citada também como benéfica) no chá verde têm sido conhecidos por irritar a mucosa do estômago e do cólon, especialmente se o chá tiver sido submerso por muito tempo. O sabor mais amargo também pode provocar dores no estômago (por isso pessoas que já apresentam problemas estômacais...CUIDADO). Beber chá verde com o estômago vazio também pode causar náuseas, portanto, quando for beber chá, coma também algo sólido (só uma dica..o mesmo vale para o café).
Futuras mamães, muita cautela:  As mulheres grávidas são aconselhadas a evitar o chá verde, em parte por causa do teor de cafeína, e também por causa do risco de defeitos do tubo neural em bebês. Ambos (cafeína e epigalocatequina galato EGCG – os antioxidantes encontrados no chá verde) são potenciais contribuintes para defeitos do tubo neural do feto. Sendo assim, o melhor é evitar o chá verde e outras bebidas com cafeína durante a gravidez.Cuidado também: Finalmente, os médicos e nutricionistas funcionais geralmente aconselham seus pacientes a evitarem o chá verde se estiver a tomar qualquer medicação para o sangue ou alguns dias antes de cirurgias. Isso ocorre porque o chá verde não permite que se formem os coágulos sanguíneos. Para além destes perigos conhecidos, o chá verde é uma bebida segura e saudável para a maioria das pessoas, desde que não seja em excesso.
Obs. Recomendação, 3 xícaras do chá nas principais refeições. Lembrando que pessoas com problemas de insônia, devem evitar a bebida no período da noite!
Modo de preparo:

Produzir a perfeita xícara de chá verde é um processo complicado. Se não for tratada adequadamente, os polifenóis mesmos que fornecem benefícios de saúde pode arruinar o sabor, tornando o sabor do chá “gasoso”. É particularmente importante não overbrew. Enquanto o melhor é seguir as instruções do fabricante para cada variedade de chá verde, aqui estão algumas instruções gerais:
  • Use um saco de chá, ou 2 – 4 gramas de chá, * por copo.
  • Encha uma chaleira com água fria e leve para ferver.
  • Depois de desligar a chaleira, deixe-a repousar durante 3 minutos.
  • Despeje a água aquecida sobre o saco de chá ou chá, e deixe-a íngreme para até 3 minutos. Se estiver usando um saco de chá, retire o saco. E deixe o chá tampado por mais 3 minutos.
  • Deixe que o chá esfrie por mais três minutos

Final de semana está chegando!!!!

Grandes realizações só são possíveis quando se dá atenção aos PEQUENOS começos.


Então não espere segunda feira para começar a sua mudança...
hoje é o dia ideal...
mude um pequeno hábito...
seje o seu próprio incentivo...
- troque refrigerante por um suco natural (aliás...delíciosos)
- troque o seu pão de sal, por 2 fatias da versão integral
-E que tal uma caminhada...ao invés de utilizar o carro ou o ônibus...use suas pernas, além de evitar o trânsito...quilinhos a menos! OBA!
- tire um tempo pra você, descubra o que você tem de bom e otimize, e o que te faz mal troque
- coma 4 tipos de frutas todos os dias...ao invés das bolachas recheadas e das balas
- que tal experimentar trocar o leite de vaca pelo de soja?

Hoje eu já fiz minha pequena mudança, nutricionista que come bala o dia todo não dava né?! Bom, passei em uma farmácia natural e comprei balas de colágeno, chá verde e bananinha sem açucar!!!!

Força de vontade ...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ajudando a fazer o blog..

Boa noite gente!
Para o Blog ficar cada dia melhor, quero a ajuda de vocês...
O que vocês gostariam de saber?
Quais alimentos vocês gostariam de conhecer mais?
e dúvidas sobre dietas também estão valendo ok? Desde de dieta do chá mate, da lua, da proteína até a ideal reeducação alimentar!!!

Conto com vocês!!!!

lerebeca@hotmail.com
Facebook: Rebeca Furtado
ou telefone para dúvidas e marcação de consultas: (31) 8484-3052

Linhaça e suas curiosidades


A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação. Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo e a diluição de tintas a óleo para pinturas de telas.
História:  Os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade. Mesmo sendo originária da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo é muito comum na América do Norte e em países europeus. Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição. Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. Não é o máximo?!
Composição: A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.Propiedades funcionais:  A presença balanceada entre Ômega3 e Ômega6  atuam em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. Além de sua eficiência na redução do coleterol, ela ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue, aumentam o trânsito intestinal, são anti-inflamotória (ex.artrite), auxiliam na manutenção da pressão arterial (excreção urinária de sódio), combatem o câncer, diminuem a retenção hidríca (utilizadas nos sintomas da TPM). Entretanto, o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson. Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês. A observação desses indivíduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaça ressalta a pesquisadora só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica e nutricional. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. "O excesso pode prejudicar a membrana das células", avisa o nutrólogo Durval Ribas Filho. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, alto lá! "Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação!", avisa Durval.
Utilização e quantidade:  Aqui no Brasil, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrição também anda analisando a linhaça. O enfoque, entretanto, é outro. "Investigamos a segurança no consumo", conta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira. Explica-se: embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Por enquanto o que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vládia, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos. "Claro que, se ela for usada na preparação de receitas assadas, como pães ou biscoitos, não precisará disso", diz a pesquisadora. Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador. "É que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, professora de nutrição da Universidade do Norte do Paraná. E aí as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. "Mas tem que bater e comer logo, porque a linhaça é muito suscetível à oxidação", ensina o bioquímico Jorge Mancini Filho, da Universidade de São Paulo. Os cientistas só não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. Quem dá bem a medida (sem trocadilho) da indefinição é a farmacêutica bioquímica Rejane Neves. Ela conta que já viu sugestões de porções as mais variadas de 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. E comenta que alcançar esta última indicação é bem mais difícil. "A inclusão da semente no dia-a-dia deve ser gradativa".
Linhaça Dourada x Linhaça Marrom:
DOURADA
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura", descreve a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paraná.

MARROM
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.


Vamos fazer uma farofa funcional para toda família:
Ingredientes
  • 200g de castanha do Brasil – fonte de Selênio, mineral antioxidante que previne o envelhecimento precoce e câncer. Fonte também de ômega 3.
  • 200g de semente de girassol – Boa fonte de vitaminas A, E e do complexo B e proteínas.
  • 200g de semente de linhaça – É um alimento funcional, fonte de fibras, ômegas 3 e 6 e lignanas. Previne câncer, atenua sintomas de TPM, tem ação antiinflamatória e ajuda a regularizar o funcionamento do intestino.
  • 200g de germe de trigo – Parte nobre do grão. Fonte de proteínas, gorduras insaturadas e vitaminas antioxidantes.
  • 200g de farinha de soja – Fonte de proteínas, fibras, ferro e de isoflavonas. Atenua sintomas de menopausa e é coadjuvante no tratamento de doenças cardíacas.
  • 200g de gergelim – Pode ser utilizado como alimento ou como condimento, ótima fonte de proteínas, gorduras insaturadas e cálcio.
Preparo

  • Passar no processador a castanha do Brasil, a semente de girassol e a semente de linhaça, até que tenha um pó.
  • Adicionar o germe de trigo, a farinha de soja e as sementes de gergelim. Misturar. Guardar em recipiente bem fechado e de preferência na geladeira.
  • Consumir 3 colheres de sobremesa da farofa ao dia. Misturar em iogurtes, frutas, vitaminas, feijão, sopas, ou onde desejar.
Faça do alimento o seu remédio!!!
Rebeca Furtado
(31) 84843052

Tipos de Gorduras %Total de Gorduras
Gorduras Saturadas9%
Gorduras Monoinsaturadas18%
Gorduras PolinsaturadasÔmega-3—57%
Ômega-6—16%

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alimentos Funcionais.

Atualmente houve um aumento na expectativa de vida dos brasileiros e com isso, um número crescente das chamadas doenças crônicas não transmissíveis (câncer, diabetes, hipertensão, osteoporose,ateroesclerose e ets) também cresceram, gerando um alerta na população ´´OPA, o que devemos estar fazendo de errado? Devemos nos exercitar mais? E minha alimentação, será que está correta?´´.
Hábitos alimentares saudáveis como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos na poliinsaturadas, consumo diário de fibras presentes nas frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool) passam a ser peça chave na diminuição no risco de doenças e na promoção de qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.
O papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde tem despertado interesse pela comunidade científica e com isso, inúmeros estudos foram realizados com o intuito de verificar a atuação de certos alimentos na prevenção de doenças. Na década de 80, foram estudados no Japão, alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período de trabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de "Foods for Specified Health Use" (FOSHU). A tradução da expressão para o português é Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano. Ainda de acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.
É importante salientar que antes do produto ser liberado para o consumo deve obter registro no Ministério da Saúde e, para isso, precisa demonstrar sua eficácia e sua segurança de uso. O fabricante deve apresentar provas científicas comprovando se a alegação das propriedades funcionais referidas no rótulo são verdadeiras e se o consumo do produto em questão não implica em risco e sim, em benefício à saúde da população. Lembrando ainda que as alegações podem fazer referências à manutenção geral da saúde, à redução de risco mas não à cura de doenças.
As propriedades relacionadas aos alimentos funcionais podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos como no caso das fibras e dos antioxidantes (vitamina E, C, betacaroteno) presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais ou através da adição de ingredientes que modifiquem suas propriedades originais exemplificada por vários produtos industrializados, tais como: leite fermentado, biscoitos vitaminados, cereais matinais ricos em fibras, leites enriquecidos com minerais ou ácido graxo ômega 3.
Um ponto que vale a pena ser comentado, é o fato de alguns alimentos industrializados possuírem concentrações muito baixas dos componentes funcionais, sendo necessário o consumo de uma grande quantidade para a obtenção do efeito positivo mencionado no rótulo. No caso do leite enriquecido com ômega 3, por exemplo, seria mais fácil e vantajoso, o consumidor continuar ingerindo o leite convencional e optar pela fonte natural de ômega 3 que é o peixe. Primeiro, porque normalmente os produtos industrializados com ação funcional são mais caros, segundo pois o peixe tem outros nutrientes importantes a oferecer como proteínas de boa qualidade, vitaminas e minerais. Portanto, o produto contendo a substância funcional não substitui por completo, o alimento de onde foi retirado tal composto, uma vez que apresenta apenas uma característica deste.
Ainda em relação aos produtos industrializados com caráter funcional, é importante esclarecer que o simples consumo desse tipo de alimento, com a finalidade de obter um menor risco para o desenvolvimento de doenças, não atingirá o objetivo proposto se não for associado a um estilo de vida saudável levando em consideração principalmente, a alimentação e a atividade física.
E é sempre bom lembrar, o emocional tem grande importância no aparecimento e no desenvolvimento das doenças crônicas. Ou seja, trabalhe o seu emocional também. EQUILIBRIO É A PALAVRA CHAVE!

Na tabela abaixo, estão descritos alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde.

Alimentos Funcionais


FAÇA DO ALIMENTO O SEU REMÉDIO!!!!
Rebeca Furtado

(31) 84843052