quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dieta de DETOXIFICAÇÃO ...LIMPANDO O ORGANISMO

Detoxificação é qualquer processo biológico que busque a eliminação de substâncias tóxicas ou biologicamente ativas dos fluidos corporais e que as tornem passíveis de serem excretadas. Uma dieta de detoxificação tem como objetivo, portanto, retirar a carga tóxica do organismo, e com isso auxilia na prevenção de doenças. Essa dieta não cura doenças, e sim reequilibra o organismo, devolvendo a sua capacidade vital plena para que consiga melhor exercer as funções de nutrição e responder melhor a qualquer tratamento de saúde. As pessoas que mantém por muito tempo toxinas acumuladas no organismo acabam tendo sua taxa hormonal alterada, aumentando suas chances de desenvolver um câncer, por exemplo. Com base cientifica, a Detoxificação é mais uma arma a favor da medicina preventiva contra as doenças geradas pelo cotidiano urbano, que podem nos acometer já na vida intra-uterina ( as chamadad doenças crônicas não transmissíveis).
Essa carga tóxica que tem que ser eliminada pode ser adquirido por vários meios ao longo dos anos, como pela poluição e contaminantes do ar, água e dos diversos alimentos na cadeia alimentar (como os peixes com alto teor de mercúrio, vegetais e frutas com agrotóxicos), através de utensílios de cozinha, como a panela de alumínio e Teflon, pelo papel alumínio e plástico que envolve os alimentos, pela tintura de cabelo e, principalmente, através do cigarro. Essas toxinas acumuladas atrapalham determinadas reações bioquímicas dentro do nosso organismo podendo causar diversos distúrbios de saúde, tanto físicos quanto mentais, determinando desde uma simples enxaqueca até uma hiperatividade, depressão, ou mesmo um câncer.
O processo de detoxificação ocorre normalmente em órgãos como o fígado (60%), intestino (20%), pulmões, rim, cérebro, entre outros. Entretanto, para que ocorra com sucesso, são necessários diversos nutrientes, como vitaminas e minerais. Na ausência desses nutrientes este processo fica comprometido, e substâncias tóxicas ficam acumuladas no organismo.
A American Cancer Society sugere que 2/3 dos casos de câncer dos EUA são ocasionados apenas por 2 fatores: fumaça inalada e alimentos ingeridos. Isto nos mostra uma relação grande do nosso organismo em reação ao ambiente, mas, sobretudo, nos indica que a nutrição pode fazer diferença significativa na história individual das pessoas. E um dos princípios desse processo é a detoxificação adequada.
Quando o objetivo da terapêutica nutricional é detoxificar ou melhorar a reserva orgânica hepática, alguns aspectos devem ser considerados. Alguns alimentos e bebidas que contêm toxinas e alergenos alimentares devem ser excluídos da dieta, como leite de vaca, açúcar e glúten. A dieta deve suprir as necessidades básicas, incluindo a adequação de proteínas e aminoácidos. A hidratação adequada é importante para promover a eliminação dos produtos biotransformados, possibilitando a excreção mais eficiente dos compostos tóxicos que se tornam hidrossolúveis.

Os alimentos que possuem maior potencial de detoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente sem aditivos químicos e agrotóxicos. Frutas, verduras, ervas aromáticas e água são os alimentos com maior potencial de detoxificação, e tem sua ação potencializada quando orgânicos. Ainda podemos incluir no grupo dos alimentos com capacidade de detoxificação o azeite extra virgem, raízes (inhame, cará, mandioca), arroz integral, castanhas, nozes e leguminosas, como feijão, fava, grão de bico e soja.
Aqui vão algumas dicas...
- Prefira alimentos livres de agrotóxicos (orgânicos), principalmente aqueles que fazem parte da dieta diária, como o arroz.
- Minimize o consumo de alguns alimentos fontes de toxinas e alérgenos alimentares, como no caso do leite de vaca e derivados, produtos compostos de glúten (trigo, centeio, cevado e aveia), soja não fermentada, corantes, aditivos alimentares e o açúcar.
- Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas e bebidas alcoólicas;
- Consuma alimentos verdes, vivos, energizantes, detoxificantes, integrais e individualmente adequados. As reações de detoxificação usam praticamente todos os nutrientes, o consumo de alimentos nutritivos irá facilitar esse processo.
- Hidrate-se: a hidratação adequada é de suma importância para que ocorra a conjugação com compostos hidrossolúveis, a fim de facilitar a eliminação de toxinas através de fezes, urina, suor e respiração.
- Consuma alimentos que estimulem o processo de detoxificação diariamente, como brócolis, couve-flor, frutas cítricas, frutas vermelhas e arroxeadas, enfim varie seu cardápio com cores e vida.
- Em alguns casos, para que a dieta de detoxificação obtenha os efeitos desejados, podem ser necessários suplementos de vitaminas e minerais, ou o uso de produtos como algas e extratos de plantas naturais, como o aloe vera. Para isso consulte um nutricionista funcional! ( ele é capaz de quantificar s sua necessidade diária)


ESSA DIETA NÃO DEVE SER FEITA SEM ORIENTAÇÃO, PROCURE UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO!!!!fonte: texto (Dr. Gabriel de Carvalho e Dra. Ana Beatriz de Paiva Baptistela Leme da Fonseca)

Sheila Rosa

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Intestino saudável

O intestino humano possui dez vezes mais bactérias e 100 vezes mais material genético do que o número total de células do organismo. Essa enorme biomassa consiste de mais de 400 espécies bacterianas de importância vital para nossa saúde.
A microbiota intestinal apresenta um complexo equilibrio entre os microorganismos que normalmente residem no trato gastrintestinal, que  têm uma papel muito importante na nutrição, fisiologia e regulação do nosso sistema de defesa. Este equilibrio é dado pela interação entre bactérias próbioticas (exercem efeito benéfico), as bactérias comensais (maior parte das bactérias podendo causar tanto o equilibrio como o desequilibrio do intestino) e as bactérias patogênicas (causadoras de doenças agudas e cronônicas).
Alguns fatores alteram a composição de nossa microbiota intestinal, e são estas:
- idade (após os 55 anos há uma queda no número de bactérias próbioticas)
-Tempo do trânsito intetinal (lento, normal...)
- pH intestinal
- disponibilidade de material para crescimento das bactérias
-estado imunológico
-requerimento nutricional
-uso de medicamentos como antibióticos e imunossupressores
Existem inúmeras doenças que são causadas pelo desequilibrio das bactérias intestinais, e são estas:
-Disbiose intestinal
-Diarréia
-Intolerância a lactose
-Infecção do trato genito urinário
-Síndrome do inestino irritável
-Doenças inflmatórias intestinais
-Câncer de cólon
-Constipação intestinal
-Infecção por Helicobacter Pylori
-Sindrome com Doenças Sistêmicas
Diante da tamanha importância que o intestino ganha no que se refere aos cuidados com diversas doenças sistêmicas, torna-se suma relevância equilibriamos o ambiente intestinal como um todo. Para tal requilibrio propõe-se o programa dos 4R´s: remover, reinocular, recolocar e reparar.
Com os 4 R´s é possível uma melhora do sistema gastrintestinal, promovendo melhora na qualidade de vida. (pois com o intestino ´´limpo´´ e equilibrado, as dietas são mais eficazes, pois a absorção dos nutrientes se torna mais eficaz)
Para dúvidas ou marcação de consulta
(31)8484-3052

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ração humana...vetada???

Na moda em dietas, as "rações humanas", compostas de cereais e fibras e encontradas em mercados em todo o país, estão na mira da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A agência divulgou hoje, terça-feira um alerta de que a substituição de uma refeição por esse produto traz riscos à saúde, já que ele não tem todos os nutrientes necessários para a alimentação saudável.
A nota também diz que os produtos não podem usar o nome de "ração humana" nem colocar no rótulo propriedades medicinais, como redução de colesterol.
Estão liberadas frases que informem que o composto faz bem para a saúde (por exemplo, que melhora o funcionamento do intestino).
Mas, para isso, os fabricantes terão que pedir o registro do alimento na Anvisa e apresentar estudos que demonstrem essas características.
A iniciativa surgiu após questionamentos de órgãos de vigilância estaduais sobre esses produtos, afirma Ana Cláudia Araujo, especialista em alimentos da Anvisa.
"O nome `ração humana' pode induzir o consumidor a engano e não diz claramente o que é aquele alimento."
Segundo ela, alimentos vendidos com essa nomenclatura já estão em desacordo com a legislação sanitária.
As empresas responsáveis devem ser notificadas e receberão um prazo para cumprir a medida. Caso isso não ocorra, estão sujeitas a multa de até R$ 1,5 milhão.
SACIEDADE
O crescimento do mercado de ração humana se deve principalmente ao fato de o produto, por ter muitas fibras, aumentar a sensação de saciedade.
Pioneira nesse mercado, a empresa Takinutri afirma ter o produto disponível em 1.300 pontos de venda.
Lica Takagui Dias, uma das sócias, diz que o objetivo do produto não é substituir refeições, mas melhorar o funcionamento do intestino.
A nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, diz indicar aos seus pacientes produtos do tipo para casos em que há carência de fibras´, nunca, no entanto, para substituir uma refeição.
Se isso for feito, alerta, faltarão nutrientes, principalmente proteínas, que não estão em grande quantidade nos compostos.
Já Valéria Paschoal, da VP Consultoria Nutricional, vê com preocupação o crescimento do mercado de ração humana. "Ela estabelece um padrão diário de alimentação, mas a regra básica da nutrição é a variedade dos alimentos", afirma.
Segundo ela, o consumo exagerado pode causar hipersensibilidade, que leva a problemas como queda de cabelo e cansaço físico (como já citado antes em outras matérias no blog).
A alimentação deve ser sempre balanceada, frutas, legumes, cereais integrais, gorduras do ´´bem´´ devem estar sempre presente.
Consulte um nutricionista para saber se a sua alimentação esta saudável ou não! Muitas vezes pecamos pela falta tanto quanto pelo excesso, cabe ao profissional NUTRICIONISTA  avaliar isso, quando o assunto é alimentação.
Rebeca - Nutricionista (31) 8484-3052

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Receitinha saudável para você!!!

Sanduíche funcional de Atum
* Duas fatias de pão integral(de linhaça) 
* Meia lata de atum em água
* Azeite de oliva
* Limão
* Ervas a gosto
* Cúrcuma
* Tomate cereja
Tempere o atum com o azeite (bom para coração e colesterol) com Limão (digestivo) com as ervas e a Cúrcuma (excelente antiinflamatório e antioxidante) . Coloque no pão integral (farinha branca mata) com tomatinhos cerejas (cheios de licopeno) cortados ao meio. Bom apetite!

domingo, 5 de junho de 2011

Glúten....nota

Oi gente!!recebi vários comentários depois da postagem da matéria sobre glúten, de pessoas falando que iriam retirar o glúten da alimentação... lembre-se, a retirada do glúten só é necessária e benéfica quando apresentarem alguma intolerância. Muitas vezes alguns sintomas que você tem, não é causado pelo glúten, e sim por outros alimentos, os mais comuns são leite, amendoim, frutas citricas, oleginosas, ovo e etc...não convém ficar eliminando os alimentos sem necessidade ok? Procurem um profissional nutricionista, caso vocês tenham algum sintomas como inchaço, mal estar. enjoos, constipação, doenças crônicas graves ou não, problemas de pele, infecções recorrentes, dificuldade de perda de peso. Não façam nada da cabeça de vocês, há um perigo de alterarem seu metabolismo...ok? Até para um nutricionista, não é tão fácil descobrir a causa do sintoma..tudo é feito com estudo e testes. Bom domingo...
CADA UM É UM, CADA METABOLISMO TEM SUA PECULIARIDADE. RESPEITE A SUA INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA. O QUE É BOM PARA TODO MUNDO, NÃO É BOM PARA NINGUÉM (ex. castanha do pará faz bem, mas existem pessoas que podem sofrer alergias com ela)!!!!
Rebeca Furtado (31) 8484-3052

Para seu almoço de domingo: arroz funcional

Arroz com nozes e açafrão






Total calórico: 1227 kcal – 340 pontos.
Rendimento: 6 porções
Cada porção: 204 kcal

Ingredientes:

• 2 colheres (sopa) de óleo de milho
• 2 colheres (sopa) de cebola picada
• 1 dente de alho (espremido)
• 2 xícaras (chá) de arroz (lavado e escorrido)
• 2 cubos de caldo de galinha
• ½ xícara de (chá) de nozes moídas
• 1 colher (sopa) de manjericão picado
• ½ colher (chá) de açafrão ou cúrcuma em pó
• 4 xícaras (chá) de água fervente

Modo de Preparo:

1- Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e o alho, e deixe dourar levemente.
2- Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos.
3- Junte as nozes, o manjericão, o açafrão, o caldo de galinha e a água fervente.
4- Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos ou até que o arroz fique seco.

Para relaxar um pouco


EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA


Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau!
Viva a vida com bom humor!!!
Luís Fernando Veríssimo